Nacional

Fundo Global aloca cerca de 751 milhões de dólares para controlo de doenças

2020-01-27 14:03:02 (UTC+00:00)

O Fundo Global vai alocar cerca de 751 milhões de dólares norte-americanos para apoiar a agenda nacional de combate ao HIV & Sida, tuberculose e malária nos próximos três anos.

MAPUTO- O montante representa um aumento de 47 por cento do valor disponibilizado no triénio anterior, em que foram alocados 523 milhões de dólares.

Segundo Francisco Mbofana, presidente do Mecanismo de Coordenação no país (MCP), o reforço resulta do trabalho realizado pelo sector da Saúde e organizações de base comunitária no controlo destas doenças.

Além da alocação destes fundos, o organização vai disponibilizar 22.4 milhões de dólares para programas especiais nas áreas de adolescência e rapariga, retenção no tratamento da tuberculose, programação do preservativo e auto-teste do HIV.

“O auto-teste dá a possibilidade de o indivíduo realizar a testagem do HIV na companhia de uma pessoa de confiança e ir à unidade sanitária para confirmação ou seguimento. Isto é importante, na medida em que vai permitir aos que vivem com a doença conhecerem o seu estado de saúde”, acrescentou.

A fonte defendeu a necessidade de o processo de mobilização de recursos ser inclusivo, envolvendo os afectados pelo HIV & SIDA, TB e malária, os que determinam as políticas bem como os implementadores dos serviços de controlo de doenças.

“Nós sabemos que o HIV & SIDA e a tuberculose têm alguma questão relativa aos direitos humanos, como as barreiras de acesso aos serviços. Então precisamos assegurar que as pessoas afectadas por estas duas doenças tenham acesso aos serviços e participem na planificação”, afirmou.






Fonte:Jornal Notícias