Nacional

Governo concede tolerância de ponto toda Sexta-Feira Santa

2016-02-25 13:37:10 (UTC+00:00)

O Governo, através da Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), Vitória Dias Diogo, concede para toda a Sexta-Feira Santa, tolerância de ponto a todos os trabalhadores e funcionários públicos que professam a religião cristã.

MAPUTO- A Sexta-Feira Santa assinala-se, no próximo dia 25 de Março. E esta decisão surge em resposta ao pedido, formulado pelas igrejas cristãs nos últimos anos, através do Conselho Cristão de Moçambique (CCM).

Este é um facto inédito, porque a tolerância de ponto era concedida a partir das 12:00 horas do mesmo dia, mas a dificuldade que muitos tinham de chegar a tempo aos locais cultos e de convivência na Sexta-Feira Santa, fez com que as igrejas formulassem o pedido, que finalmente teve uma resposta positiva.

Os empregadores, mostraram-se sensíveis e deram o parecer favorável ao pedido formulado pela igreja ao Governo, o que determinou para a presente decisão, que já foi objecto de abordada na primeira sessão da Comissão Consultiva do Trabalho (CCT) deste ano, havida no passado dia 22 de Fevereiro.

Trata-se de um grande avanço histórico do país e no âmbito do diálogo social tripartido, sobretudo por tal decisão vir a eliminar algum desconforto por parte dos crentes da religião cristã, do ponto de vista de igualdade e de direitos sobre a matéria, principalmente face às outras confissões religiosas. [FM]