Nacional

HOJE: INAM prevê mau tempo para região sul

2020-04-07 06:57:51 (UTC+01:00)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de vento forte com rajadas até 70 km/h e chuvas fracas localmente e moderadas acompanhadas por vezes de trovoadas, a partir da tarde de hoje, na região sul do país.

MAPUTO- No mar, o vento poderá criar agitação marítima e gerar ondas que podem atingir a altura de 4.0 metros, a sul do paralelo 22 graus sul, gerando movimento de poeiras e areias, indica um comunicado emitido hoje pelo INAM.

As autoridades da meteorologia prevêem que os ventos possam ainda arrastar as coberturas de casas precárias, possível queda de árvores e postes de energia e telecomunicações, bem como o arrastamento de pequenas embarcações e a redução da visibilidade no mar.

O fenómeno vai atingir a província de Maputo, nos distritos de Matutuine, Boane, Namaacha, Moamba, Marracuene, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola; em Gaza (principalmente nos distritos de Massangena, Chicualacuala, Mapai, Massingir, Mabalane, Guijá, Chibuto, Mandlakazi, Chongoene, Chókwe, Bilene, Limpopo e cidade de Xai-Xai) e em Inhambane (principalmente nos distritos de Mabote, Funhalouro, Panda, Zavala, Inharrime, Jangamo, Maxixe e cidade de Inhambane).