Nacional

INE confirma que existem apenas cerca de 830 mil pessoas com idade eleitoral em Gaza

2019-07-12 07:40:41 (UTC+01:00)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma que existem apenas cerca de 830 mil pessoas com idade eleitoral na província de Gaza

MAPUTO- Os dados indicam que os eleitores recenseados pela CNE estão em cerca de 300 mil acima da população com mais de 18 anos.

Em comunicado publicado no seu site oficial, o Instituto Nacional de Estatística partilha os dados enviados ao Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Maio último sobre o número da população em idade eleitoral.

No geral, o documento mostra que em quase todas as províncias, o número de eleitores recenseados pelo STAE está abaixo da população em idade eleitoral apontada pelo INE.

A excepção está na província de Gaza, onde segundo o INE o número da população com idade eleitoral é de 836 581. Entretanto o órgão técnico de administração eleitoral recenseou 1 166 011 eleitores, 329 430 acima da população com idade eleitoral em Gaza, segundo o INE. Ou seja foram recenseados mais eleitores do que os existentes naquela província.

São números que já eram reclamados pela sociedade civil e pela Renamo que classificaram-os como uma estratégia de fraude eleitoral.