Nacional

Inicia inquérito sero-epidemiológico da covid-19 em Lichinga

2020-09-28 09:31:33 (UTC+01:00)

Tem início, esta segunda-feira na cidade de Lichinga, província de Niassa, o inquérito sero-epidemiológico da covid-19. Este inquérito vai abranger mais de quatro mil pessoas.

MAPUTO- Para o efeito foram criadas seis equipas compostas por seis inquiridores e vão contar com a colaboração de quarenta e cinco mobilizadores comunitários durante os dez dias do decurso do processo.

O director dos serviços provinciais de Saúde, no Niassa, José Manuel, disse que o estudo destina-se a confirmação da exposição do indivíduo ao novo coronavírus.

A fonte apontou os profissionais de saúde, Forças de Defesa e Segurança, transportadores colectivos, vendedores de mercados e singulares residentes nos vários bairros de Lichinga, como os grupos prioritários para este estudo.

"O inquérito sero-epidemiológico da Covid-19 vai usar testes rápidos que permitem identificar pessoas que tenham tido exposição ao vírus, não significando necessariamente que estejam doentes", disse.

O inquérito sero-epidemiológico da Covid-19 visa avaliar os focos de transmissão, grupos vulneráveis e outros dados pertinentes.