Nacional

MINEDH está a concluir a revisão dos conteúdos lectivos

2021-01-19 03:31:14 (UTC+00:00)

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) está a concluir a revisão dos conteúdos lectivos, tendo em vista o arranque do ano lectivo 2021, a 22 de Março próximo.

MAPUTO- A medida acontece numa altura em que as aulas referentes ao ano lectivo 2020 entram na fase final, com a preparação para os exames finais da 5ª, 7ª, 10ª e 12ª classes.

O sector da Educação aprovou o calendário escolar 2021, abrangendo os subsistemas do ensino geral e Alfabetização e Educação de Adultos (AEA).

A porta-voz do MINEDH, Gina Guibunda, avança que todas as classes terão programas de ensino híbridos, em que os alunos deverão aprender, em simultâneo, os conteúdos do nível anterior e do ano lectivo 2021, devido ao reajuste realizado quando do regresso às aulas presenciais.

A interrupção das aulas para travar o alastramento da Covid-19 no país obrigou o sector da Educação a adoptar medidas que permitissem, em simultâneo, a leccionação e a prevenção da pandemia em si.

“Tudo está a ser feito para garantir que os alunos desenvolvam as competências básicas para poderem avançar. A situação da pandemia está patente. Não sabemos dizer quando vai terminar e tudo o que vai acontecer depende da evolução desta doença”, disse Guibunda.

A porta-voz do MINEDHrefere que se a evolução epidemiológica for favorável, o sistema de ensino poderá estabilizar-se e voltar a fluir no ano lectivo 2022, com o retorno ao calendário escolar no modelo anterior.

“Geralmente,iniciamos o ano lectivo na primeira semana de Fevereiro. Significa que vamos perder um mês e três semanas. Os conteúdos de leccionação estão a ser reajustados, tendo em conta esta nova realidade”, acrescentou.

O ano lectivo 2021 estará subdividido em três trimestres, com a duração de 12 semanas. O primeiro inicia a 22 de Março e termina a 11 de Junho, seguido por uma interrupção de uma semana. O segundo trimestre deverá arrancar a 21 de Junho, com o término previsto para 03 de Setembro, enquanto o último período vai decorrer de 13 de Setembro a 19 de Novembro.

Os exames finais para o subsistema primário serão realizados nos dias 25 e 26 de Novembro; 2 e 3 de Dezembro; a primeira e segunda chamadas, respectivamente. Por seu turno, os alunos do nível secundário têm os exames finais agendados para 29 de Novembro a 3 de Dezembro, a primeira época, e entre 6 e 10 de Dezembro deverão realizar-se os testes da segunda chamada.