Nacional

MINEDH vai distribuir máscaras na reabertura faseada das escolas

2020-07-14 12:11:45 (UTC+01:00)

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) assegurou ontem apoio financeiro às escolas para fazer face às medidas de prevenção do Coronavírus. O sector vai também distribuir de forma gratuita máscaras para alunos e professores.

MAPUTO- As máscaras serão adquiridas pelas escolas, através de um fundo de apoio canalizado pelo Governo central para que as instituições criem condições para o regresso seguro dos alunos às aulas face à covid-19, disse ontem a porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Gina Guibunda.

"O processo de criação de condições nas escolas está avançado e, a partir da próxima semana, equipas lideradas pelo Ministério da Saúde estarão no terreno para avaliar as condições das instituições", disse Gina Guibunda.

Além da distribuição de máscaras e da criação de condições de higiene, para reduzir os riscos de contaminação, o Ministério da Educação em Moçambique vai suspender disciplinas que podem aumentar o risco de eventual contágio face à covid-19, como é o caso de Educação Física, Artes Cénicas e Agropecuária.

"É tudo na perspetiva de garantir um regresso seguro dos alunos", frisou a porta-voz.

As escolas, que estão encerradas desde 01 de Abril no âmbito do Estado de emergência decretado pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, vão ser reabertas faseadamente, começando pela 12ª classe, e os institutos de formação de professores.

No ensino público, Moçambique conta com um total de 13.337 escolas primárias e 677 escolas secundárias, segundo dados oficiais.

No total, o Governo espera gastar 3,5 mil milhões de meticais na reorganização das escolas, valor que, entre outras coisas, será gasto na reposição de sistemas de abastecimento de água e saneamento nas escolas, internatos e centros de formação.