Nacional

Moçambique regista segunda morte pela covid-19

2020-05-29 09:13:11 (UTC+01:00)

Uma mulher morreu ontem vítima da covid-19, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, tornando-se na segunda pessoa que perde a vida devido à doença no país.

MAPUTO- Trata-se do caso 222 que deu entrada numa unidade sanitária devido ao agravamento do seu estado de saúde. A vítima sofria de doenças renais, hipertensão e infecção pelo novo coronavírus, e era residente da cidade de Pemba, entre 44 e 59 anos de idade.

Foi-lhe diagnosticada a infecção na quarta-feira, apresentando sintomas leves a moderado, disse Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, falando esta quinta-feira na habitual conferência de imprensa de actualização de dados da pandemia.

Segundo a fonte, nas últimas 24 horas foram testadas 488 pessoas suspeitas da Covid-19, das quais 482 tiveram resultado negativo e seis testaram positivo para o novo coronavírus.

As amostras são provenientes doNiassa (8), Cabo Delgado (111), Nampula (2), Zambézia (9), Inhambane (4), Gaza (4), província de Maputo (113) e na cidade de Maputo são 150 casos suspeitos.

Sendo assim, o nosso país passa a contar com um cumulativo de 233 casos positivos para a Covid-19, dos quais 207 são de transmissão local, 26 importados, dois mortos e 82 pessoas totalmente recuperadas da infecção, explicou.

As autoridades sanitárias fizeram saber que, dos seis casos novos de infecção, cinco são moçambicanos e um britânico. Deste grupo,um é assintomático e cinco têm sintomas leves a moderado,e todos se encontram em quarentena.

Niassa completa as províncias do país com um caso de uma mulher do distrito de Mavago, a província de Cabo registou três homens infectados da cidade de Pemba, dos quais dois são contactos de um caso local. As cidades de Maputo e Nampula contribuíram com um caso cada, de homens com idades entre os 45 e 59 anos de idade.