Nacional

Município de Maputo quer rotatividade nos mercados

2020-05-26 13:21:40 (UTC+01:00)

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) está a redobrar os esforços para garantir que haja rotatividade dos vendedores nos mercados, de modo a evitar aglomerados.

MAPUTO- O regime de rotatividade nos locais de trabalho é parte das medidas de prevenção do novo coronavírus.

A vereadora da Saúde e Acção Social no município de Maputo, Alice de Abreu, avançou ontem que a vereação do Desenvolvimento Económico Local tem interagido com os fiscais dos mercados para sensibilizar os vendedores a observarem esta medida.

“Grande parte dos vendedores está a cumprir com esta medida, mas há um desafio de garantir que todos observem as normas, pois só com o regime de rotatividade se pode reduzir os aglomerados nos mercados e garantir a prevenção da Covid-19”, disse.

De Abreu apontou que o CMCM retirou os vendedores informais dos locais impróprios, tais como passeios das zonas Baixa e Costa do Sol, como forma de reduzir a possibilidade de contágios.

“Estamos a expandir a nossa acção aos distritos municipais para que informais percebam que a venda em locais impróprios constitui um risco para os próprios vendedores, mas também para os compradores”, disse, acrescentando que a Polícia Municipal tem permanecido nos locais onde os vendedores foram retirados para que não voltem a reocupá-los.