Nacional

New Energy Minerals assina contrato para venda de activo mineiro de grafite em Moçambique

2019-02-11 08:39:16 (UTC+00:00)

A empresa australiana, New Energy Minerals assinou um contrato vinculado com a Auspicious Virtue Investment Holdings para a venda da participação de 50 por cento na Balama, em Moçambique.

MAPUTO- A informação foi avançada em comunicado citado pelo Macauhub. Após a conclusão formal do negócio, a Auspicious passará a deter a totalidade das acções representativas do capital social da Balama Properties.

Em 2018 a New Energy anunciou ter alcançado um acordo com o representante da Auspicious Virtue, Louis Ching, na qual adquiriu a participação de 50 por cento uma sociedade constituída nas ilhas Virgens britânicas.

A Balama Properties era a empresa subsidiária através da qual a New Energy Minerals controlava os seus interesses no projecto de grafite e de vanádio no norte de Moçambique, indo deixar de ter qualquer intervenção naquele projecto de exploração mineira.

O comunicado adianta que o negócio irá envolver o pagamento de sete milhões de dólares australianos, montante que foi considerado pela direcção da empresa australiana como o melhor valor a conseguir pela venda daquela participação.

De acordo com um estudo efectuado à concessão mineira de Caula detida pela Balma Properties, as duas fases do projecto iriam exigir um investimento de 167,6 milhões de dólares para produzir 120 mil toneladas de grafite.