Nacional

Nyusi defende inclusão para o desenvolvimento das autarquias locais

2020-10-29 06:14:18 (UTC+00:00)

O Chefe do Estado, Filipe Nyusi, apelou ontem aos presidentes das autarquias locais a enveredar pela inclusão para garantir desenvolvimento das áreas sob sua jurisdição, bem como prestar satisfação aos munícipes.

MAPUTO- Segundo o Presidente da República, o munícipe tem "expectativas, objectivos e esperança" na sua relação com a edilidade. E porque os edis são eleitos, satisfazer ao eleitorado é uma forma de resolver os problemas nos municípios.

Aliás, no que aos desafios diz respeito, Filipe Nyusi entende que persistem elevados índices de pobreza nos centros urbanos, "sobretudo nas camadas mais idosas".

Quando se fala de protecção social, por exemplo, os edis não podem perder de vista que nos seus municípios há pessoas de precisam de mais apoio em relação às outras, disse o Chefe do Estado.

Sobre o desemprego, principalmente entre os jovens, estes estão na expectativa, mas "são muito activos e criativos", por isso, "dialoguem com os jovens. Não fiquem atrás da cortina" para reproduzir discursos segundo os quais há desemprego no país, orientou Filipe Nyusi.

"Nós não estamos autorizados a murmurar e a lamentar" porque "fazemos parte da solução" do problema, "com o próprio jovem", prosseguiu o Chefe do Estado, na abertura da XI Reunião Nacional das Autarquias Locais.

O evento decorre sob o lema "Pelo desenvolvimento autárquico participativo, integrado e inclusivo" e tem como objectivo reflectir sobre os principais desafios de desenvolvimento que impactam na gestão municipal, e propor soluções para melhoria do desempenho dos municípios, com enfoque na satisfação das necessidades dos munícipes.










Fonte:Jornal O País