Nacional

Nyusi quer que os moçambicanos sejam actores relevantes no processo de exploração do gás

2019-11-14 06:56:36 (UTC+00:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou esta quarta-feira ao empresariado nacional para se preparar e organizar por forma a tirar maior proveito da cadeia de exploração do gás natural no país.

MAPUTO- Segundo o Chefe de Estado, que falava esta manhã na abertura da sexta edição da cimeira de gás em Moçambique (Mozambique Gas Summit) que decorre em Maputo, os empresários nacionais devem estar preparados para a criação de sinergias para aproveitar as oportunidades geradas nesta indústria e contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento do país.

"Queremos que os os moçambicanos sejam actores relevantes no processo e não ser meros espectadores...queremos que os moçambicanos sejam os donos dos recursos" disse Filipe Nyusi, que traçou o perfil que o governo espera da indústria de gás.

"O desejo do governo é ver a indústria do gás a lançar as bases para uma cadeia industrial alargada, nomeadamente, na agricultura, metalurgia, construção, turismo e hotelaria" entre outros.

Nyusi disse que o executivo vai continuar a fazer o que lhe compete no que diz respeito à criação de condições para um ambiente favorável para o desenvolvimento empresarial e manifestou o desejo de ver a indústria de hidrocarbonetos a contribuir na melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos.

"As receitas daquilo que produzimos devem servir para servir para contribuir para dar uma melhor qualidade de vida aos moçambicanos" disse. A sexta edição do Mozambique Gas Summit termina esta quinta-feira.