Nacional

Nyusi recebe ministro angolano da defesa

2017-03-20 06:15:00 (UTC+00:00)

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebeu em audiência hoje em Maputo, o Ministro da Defesa de angolano, João Lourenço, com quem abordou o estágio actual da cooperação entre os dois países.

MAPUTO Em declarações a imprensa no Aeroporto Internacional de Maputo, momentos antes de partir de regresso a Angola, Lourenço disse que durante a audiência entregou ao Chefe do Estado moçambicano uma mensagem do seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

A mensagem, segundo João Lourenço, tem como teor de fundo o facto de o Chefe do Estado angolano não se apresentar como candidato do MPLA nas eleições de Agosto próximo abrindo espaço para a indicação de uma outra figura do partido para concorrer.

“Falamos também sobre a situação vigente em Moçambique no que toca a busca da paz. Encorajamos o Presidente Nyusi a continuar os esforços para o alcance da paz pela via do diálogo”, disse Lourenço.

João Lourenço disse ter recebido de Nyusi e da direcção da Frelimo uma indicação clara de manter e reforçar os laços de amizade e cooperação existentes.

O governante angolano reconheceu que os níveis de cooperação na área da defesa estão a um nível muito baixo tendo em conta os laços históricos que unem os dois países e povos.

Refira-se que Lourenço também é o candidato do MPLA, partido no poder em Angola, a Presidente da República nas eleições agendadas para Agosto próximo.[CC]