Nacional

PR nomeia chefes nas Forças de Defesa e Segurança

2017-10-26 19:14:44 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exonerou esta quinta-feira, Lázaro Henriques Lopes Menete do cargo de Comandante do Ramo do Exército.

MAPUTO- De acordo com um Comunicado da Presidência da República enviado para a Folha de Maputo, o Chefe do Estado moçambicano promoveu o Contra-Almirante Lázaro Henriques Lopes Menete ao posto de General de Exército, tendo, de seguida o nomeado para o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Num outro Despacho Presidencial, o Presidente da República promoveu à patente de Inspector-Geral da Polícia, no escalão de Oficiais Generais, o oficial Bernardino Rafael. Em Despacho Presidencial separado, o Chefe do Estado nomeou Bernardino Rafael para o cargo de Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique.

O Presidente da República promoveu igualmente, o oficial Timóteo Bernardo à patente de Comissário da Polícia, no escalão de Oficiais Generais, tendo, em seguida o nomeado para o cargo de Vice-Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique.

Num outro dispositivo legal, o Chefe do Estado moçambicano promoveu o Brigadeiro Ezequiel Isac Muianga ao posto de Major-General e nomeou-o para o cargo de Comandante do Ramo do Exército.

O Presidente Nyusi promoveu ainda, através de dispositivos legais separados, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Castelo Francisco Marecula ao posto de Comodoro; o oficial Eusébio Manuel Salumbia à patente de Primeiro-Adjunto Comissário da Polícia; e os oficiais Cornélio Alberto Manguku e Sérgio Faustino Mamure Age à patente de Adjunto-Comissário da Polícia.