Nacional

PR participa na IX Cimeira da ACP

2019-12-09 06:57:13 (UTC+00:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa desde ontem até terça-feira, em Nairobi, no Quénia, na IX Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Grupo de Países de África, Caraíbas e Pacifico (ACP).

MAPUTO- A Cimeira fará a apreciação do estágio das negociações sobre o futuro Acordo de Parceria ACP com a União Europeia (EU), pós-Cotonou, do ponto de situação da revisão do Acto Constitutivo do Grupo ACP, o Acordo de Georgetown, bem como a eleição do próximo Secretário-Geral do Grupo ACP.

Nesta deslocação, o Presidente da República faz-se acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco; da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa; vice-ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque; alto comissário de Moçambique junto da República do Quénia, Bernardo Lidimba; embaixadora de Moçambique na Bélgica e representante permanente junto da União Europeia, Berta Cossa, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

A IX Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Grupo de Países de África, Caraíbas e Pacífico decorrerá sob o lema: “Uma ACP transformada e comprometida com o multilateralismo”.