Nacional

PR participa na semana virtual da 75ª sessão da Assembleia-Geral da ONU

2020-09-21 14:32:12 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa, de 21 de Setembro a 02 Outubro, na semana virtual de alto nível da 75ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

MAPUTO- A 75ª sessão da Assembleia-Geral da ONU é subordinada ao lema “O futuro que queremos, as Nações Unidas que precisamos – reafirmando o nosso compromisso colectivo com o multilateralismo”.

Na reunião, o Chefe de Estado irá contribuir no debate geral com uma intervenção, a partir de Maputo, agendada para o dia 23 de Setembro, onde vai transmitir uma mensagem que destaca o compromisso de “celebrar os 75 anos das Nações Unidas, tornando-as mais relevantes para os desafios de paz e segurança, combate à covid-19 e para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tomando em consideração os 45 anos da independência nacional e de cooperação entre a República de Moçambique e as Nações Unidas”.

Segundo um comunicado da Presidência da República, enviado ao “O País”, na semana virtual, Filipe Nyusi vai, igualmente, participar na reunião de alto nível para comemorar o 75º aniversário das Nações Unidas; Cimeira da Biodiversidade; reunião virtual de alto nível sobre financiamento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na Era e pós-covid-19.

A nota indica ainda que o Chefe de Estado vai participar na reunião de alto nível do 25º aniversário da 4ª Conferência Mundial sobre Mulheres e na reunião de alto nível para a celebração e promoção do Dia Internacional para Eliminação Total de Armas Nucleares.

Nyusi vai também participar na reunião paralela intitulada “Mesa-Redonda virtual de Alto Nível promovida pela Câmara de Comércio dos EUA e no Centro de Negócio para África dos EUA”, bem como em encontros bilaterais virtuais, refere o comunicado que temos vindo a citar.

Integram a delegação do Presidente Nyusi os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo; da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita; do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane e da Terra e Ambiente, Ivete Maibasse.

Acompanha ainda o Chefe de Estado o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela; o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário e Representante Permanente da República de Moçambique junto das Nações Unidas, Pedro Comissário; embaixador de Moçambique em Washington (EUA), Carlos dos Santos; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.