Nacional

“Somos uma nação rica em biodiversidade marinha” Nyusi

2019-05-23 14:24:44 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, fez esta quinta-feira o discurso de abertura da conferência “Crescendo Azul” que decorre em Maputo.

MAPUTO- Nyusi começou por destacar que Moçambique está nos holofotes internacionais depois da passagem dos ciclones Idai e Kenneth, o que mostra o impacto das mudanças climáticas.

O estadista falou dos benefícios e a importância que o mar tem para Moçambique. “O mar moçambicano tem benefícios infindáveis. O oceano é o meio que nos liga com nossas culturas e civilizações, leva Moçambique para o mundo e traz o mundo para Moçambique, disse Nyusi acrescentando que a relação com o mar é genuína “somos uma nação oceânica e rica em biodiversidade marinha e costeira”.

Moçambique criou pela primeira vez, em 2017, a política estratégica do mar, assente nos princípios da economia azul e tomou medidas vigorosas no controlo do lixo e plástico nos oceanos.

O PR disse que a conferência “Crescendo Azul” servirá para criar soluções conjuntas e resilientes para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“De dois em dois anos teremos este espaço de coordenação e parceria nacional e internacional. Esperamos que funcione como catalisador para a implementação de mais e melhores ações que protejam o mar e oceano”, afirmou.

Mais de 60% da população moçambicana vive ao longo da costa e praticam actividades que garantem a sua subsistência.

O mar proporciona actividades turísticas, hidrocarbonetos, recursos minerais, escoamento de pessoas e bens e ainda as trocas comerciais e actividades tecnológicas.