Nacional

Ulstein diz que inclusão do deficiente está bem encaminhada no país

2020-02-20 08:21:09 (UTC+00:00)

O Ministro de Desenvolvimento Institucional da Noruega, Dag-Inge Ulstein, considerou que Moçambique está num bom caminho na inclusão de pessoas com deficiência em todos os campos da sociedade.

MAPUTO- Falando recentemente, em Sofala, após ter visitado vários pontos de interesse sócio-económico e cultural, o dirigente norueguês recomendou ser importante continuar a promover este grupo social.

O ministro considerou que o melhor teste a uma boa governação é a capacidade de incluir e trabalhar com as pessoas com necessidades especiais.

Dag-Inge Ulstein deu exemplo da TV Surdo, em Maputo, que visitou e testemunhou uma actividade do pessoal que trabalha para levar a informação de forma inclusiva.

Na província de Sofala conversou com pessoas com necessidades especiais que estão a desenvolver várias actividades de índole económica, demonstrando que estão a ter sucesso porque estão a ser empoderadas.

No âmbito do projecto levado a cabo pela Associação Melhorando Vidas, que conta com financiamento da Noruega, o visitante norueguês teve oportunidade de conhecer dois comunicadores com deficiência visual das Rádios Comunitárias do Dondo e Águia, respectivamente, que são considerados bons comunicadores.

Ainda na província de Sofala, na cidade da Beira, o Ministro de Desenvolvimento da Noruega dialogou com pessoas com deficiência que trabalham na recuperação dos seus meios de vida e na restauração económica, no quadro da resiliência devido ao ciclone Idai.

Ainda neste âmbito da inclusão, o ministro da Noruega visitou salas inclusivas da Escola Primária Completa de Massange, no bairro da Manga, arredores da cidade da Beira.