Nacional

Urna de Marcelino dos Santos estará exposta hoje no Salão Nobre do Conselho Municipal

2020-02-18 07:15:15 (UTC+00:00)

A urna contendo os restos mortais de Marcelino dos Santos, Heróis Nacional, estará exposta hoje no Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, localizado na Praça da Independência, onde permanecerá até às 20 horas, para ser homenageado.

MAPUTO- A cerimónia de hoje marca início do funeral de Estado de Marcelino dos Santos, decidido na semana passada durante uma sessão extraordinária do Conselho de Ministros, na qual foi também decretado luto nacional de sete dias, a vigorar até amanhã.

Ontem, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que preside a Comissão Interministerial de Grandes Eventos Nacionais e Internacionais (CIGENI), explicou a jornalistas que a cerimónia de hoje começa com a partida do cortejo fúnebre da morgue do Hospital Central de Maputo para o Paços do Município de Maputo, onde a urna contendo os restos mortais do Major General Marcelino dos Santos será colocada em câmara ardente, permanentemente velada por membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

O velório será das 10:00 às 20:00 horas, enquanto decorre, em simultâneo, a assinatura do livro de condolências pelo público.

Segundo Verónica Macamo Ndlovo, o funeral de Estado realiza-se amanhã na Praça dos Heróis Moçambicanos, sob direcção do Presidente da República, Filipe Nyusi.

O programa do funeral refere que as cerimónias vão decorrer a partir das 9 horas, com a chegada à Praça da Independência dos membros do Governo, das delegações estrangeiras, membros da Comissão Política e do Secretariado do partido Frelimo, da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) e dos órgãos de soberania,que vão assinar o livro de condolências em função da sua hora de chegada.

A chegada do Presidente da República e esposa ao Conselho Municipal da Cidade de Maputo está prevista para as 10 horas, seguida da assinatura do livro de condolências, antecedendo o início formal da cerimónia.

Seguir-se-á a apresentação de mensagens dos netos do malogrado,filhos,desportistas, da ACLLN, do partido Frelimo e, por fim, o elogio fúnebre proferido pelo Presidente da República, antes da saída dos presentes para a Praça dos Heróis Moçambicanos.

O cortejo fúnebre para a Praça dos Heróis será acompanhado por uma escolta da Polícia da República de Moçambique e duas companhias das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Na Praça dos Heróis,a urna contendo os restos mortais do Herói Nacional será recebida pelo Presidente da República, titulares dos órgãos de soberania, ministro dos Combatentes, secretária de Estado da cidade de Maputo e presidente do Município de Maputo, para as honras militares e colocação da urna no jazigo.

A presidente do CIGENI disse que,além de convidados nacionais,já confirmaram a presença nas cerimónias personalidades de países como África do Sul, Angola, Cuba e Zâmbia, algumas das quais conviveram com Marcelino dos Santos.