Vida e Lazer

China cria tecnologia de reconhecimento facial nas caixas automáticas

2015-06-01 11:08:28 (UTC+01:00)

Pertence a China a invenção da primeira caixa automática de levantamento de dinheiro de nacional com tecnologia de reconhecimento facial, desenvolvido por engenheiros locais.

Maputo-De acordo com a agencia Lusa, o protótipo desenvolvido pela Universidade de Tsinghua pela e a empresa de segurança para transações financeiras Tzekwan Technology, em Pequim, identifica os utilizadores de cartões bancários, através da face.

Segundo o presidente da empresa de segurança, Gu Zikun, este avanço permitirá reduzir delitos cometidos através das caixas automáticas.

O mesmo responsável sublinhou que o levantamento de dinheiro bancário automático chinês sempre dependeu da tecnologia estrangeira e agora poderá ter um sistema exclusivamente nacional, uma ideia que surge no mesmo mês em que o governo iniciou a campanha "Made in China" (fabricado na China) para fomentar a inovação local.

Empresas de alguns países como os Estados Unidos testaram caixas automáticas que usam o reconhecimento digital e facial para identificar os seus utilizadores, embora ainda subsistam dúvidas quanto à sua viabilidade. [FI]