Vida e Lazer

"É possível negociar uma cela e fazer um espetáculo" Dadivo José

2019-06-11 12:00:22 (UTC+01:00)

Dadivo José, actor e professor do teatro, considera que a arte de encenar necessita de um espaço e não de um palco, pois na sua óptica, o teatro liberta a criatividade artística e transmite a informação para as pessoas de forma igualitária.

″As pessoas estão cansadas de ouvir palestras, por isso, pensou-se em estabelecer acesso a informação de forma igualitária atravésde um enredo teatral″, disse Dadivo José, actor e professor do teatro, na Escola de Comunicação e Artes da UEM.

Para Dadivo, o teatro contemporâneo exige um espaço para encenar e não de um palco convencional porque o mesmo atinge a todas as camadas da sociedade. ″já não falta muito para chegar-mos num Cine-teatro e colocar-mos toda audiência no palco e o espetáculo acontecer na plateia, os novos paradigmas do teatro contemporâneo não falam de palcos, mas sim de espaços″, disse Dadivo que falava na qualidade de orador num debate promovidopelo grupo teatral Girassol em Maputo.

O orador, disse ainda que o teatro permite actuar em qualquer local e afirma que nos últimos tempos há uma tendência de se explorar cada vez mais os espaços porque facilita atransmissão de informação de intervenção social.

″Ao invés de libertar presos para assistir uma peça teatral que fala sobre a vida nas celas, com novas tendências do teatro contemporâneo, é possível negociar uma cela e fazer um espetáculo lá dentro″ disse o actor e acrescentou que a actuação em espaços públicos representam um ganho maior para o sector teatral.