Vida e Lazer

IdeiaLab capacita mulheres empreendedoras para aceleração dos seus negócios

2019-05-21 11:19:36 (UTC+01:00)

A Embaixada do Reino dos Países Baixos em Maputo acolheu na sexta-feira (10), a cerimónia de graduação da 6ª edição do Programa de Aceleração de Negócios para Mulheres Empreendedoras – FEMTECH.

No total, foram graduadas 14 mulheres empreendedoras que, ao longo de três meses, desenvolveram competências pessoais para melhor gerir e desenvolver os seus negócios.

"Nesta formação aprendemos bastante sobre nós mesmas, sobre a força, a motivação e os nossos ideais como empreendedoras", explicou Milu Jeremias, uma das empreendedoras graduadas.

Para Tatiana Pereira, co-fundadora da IdeiaLab, empresa responsável pela implementação do programa FEMTECH, "todas as mulheres que passam pelo programa não só fortalecem os seus negócios, mas também crescem a nível pessoal, e passam a fazer parte de uma rede de mulheres empreendedoras – a rede de FEMMIES. Actualmente, esta rede conta com 120 mulheres empreendedoras e, após a 6ª edição do FEMTECH, Maputo passa a ter mais 14 empreendedoras, que podem trabalhar juntas, fazer negócios, trocarem ideias e crescerem profissionalmente".

Este evento contou com participantes provenientes de diversos sectores de trabalho, como construção civil, saúde e artesanato.

FEMTECH é uma iniciativa da ideiaLab com o patrocínio da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Maputo, no âmbito da "Agenda de Auxílio ao Comércio", na qual promove um crescimento sustentável e inclusivo em todo o mundo.

O FEMTECH é um programa de aceleração de negócios destinado a mulheres empreendedoras que estejam focadas no crescimento dos seus negócios. Este programa surgiu na África do Sul, e já foi implementado na Namíbia, Tanzânia e, em Moçambique e Angola pela ideiaLab.

A ideiaLab é uma empresa Moçambicana fundada em 2010 com o propósito de inspirar empreendedores, apoiar o desenvolvimento de startups, acelerar o crescimento de Micro, Pequenas e Médias empresas, e promover o empreendedorismo e a inovação.