Vida e Lazer

Impulse II obrigado a aterrar no Japão

2015-06-02 09:46:49 (UTC+01:00)

O Impulse II, avião solar, foi obrigado a aterrar as 15 horas de ontem no Japão, depois que iniciou na madrugada de domingo último, uma tentativa de cruzar o Pacífico, entre a China e o Hawai.

Sob o comando do suíço, Andre Borschberg, a aeronave teria sido obrigada a aterrar devido à “degradação da janela meteorológica em direcção ao Havai”, o Solar Impulse II, um avião movido a energia solar que não usa uma gota de combustível, já se encontrava em stand-by desde a noite de domingo para segunda-feira, sobrevoando o mar do Japão.

A aeronave experimental, que está equipada com 17 mil painéis fotovoltaicos e é capaz de voar de dia e de noite, descolara às 2h39 de Nanjing (China), onde tinha chegado a 21 de Abril, completando assim a sexta de 12 etapas da sua volta ao mundo.

Já foram percorridos 7000 dos 35.000 quilómetros da aventura e esperava-se que agora o avião demoraria cinco a seis dias a chegar ao seu destino, em voo contínuo. A etapa China-Havai seria a mais longa e a mais delicada – 8172 quilómetros, quase sempre sobre o mar. [FI]