Vida e Lazer

KFC pede desculpa por causa de anúncio de menino a olhar para decote

2020-01-21 13:41:30 (UTC+00:00)

A cadeia de restaurantes KFC pediu desculpa por causa de um anúncio lançado na Austrália que mostra dois meninos a olhar para um decote com a boca aberta enquanto uma mulher ajusta o peito no sutiã.

O anúncio gerou algumas críticas, em particular de um grupo australiano que advoga contra a objetificação da mulher, o Collective Shout. A associação definiu o vídeo como "uma regressão aos estereótipos cansados e arcaicos em que as jovens mulheres são objetificadas para o prazer masculino".

O teaser publicitário, de 15 segundos de duração, mostra uma jovem mulher a ajustar o peito no sutiã em frente ao vidro fumado de um carro, desconhecendo que estão pessoas dentro. A mulher está vestida com um macacão curto e decotado.

O vidro depois abre-se e vêem-se dois meninos a olhar com a boca aberta, enquanto uma mulher mais velha está no lugar do pendura a olhar com desaprovação.

O anúncio passou nas televisões australianas e também foi partilhado no canal de YouTube da cadeia de restaurantes de fast-food.

"Pedimos desculpa se alguém ficou ofendido com o nosso último anúncio. A nossa intenção não era estereotipar as mulheres e jovens rapazes de forma negativa", afirmou o KFC através de comunicado, citado pelo Guardian. A multinacional não confirmou, porém, se vai retirar o anúncio do ar.