Vida e Lazer

Kim Jong-un leva sanita portátil para cimeira

2018-06-12 10:26:14 (UTC+01:00)

Medida visa impedir os inimigos de recolherem dados sobre a sua alimentação e saúde.

MAPUTO - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, levou para Singapura, local da cimeira histórica com o presidente dos EUA, Donald Trump, pelo menos um WC portátil. Este cuidado peculiar do líder norte-coreano é conhecido pelo menos desde 2015, mas em visitas internas, pois Jong-un só visitou até hoje dois outros países, e ambos já este ano: a China e a Coreia do Sul.

Neste último caso, pisou apenas o lado sul-coreano da linha de demarcação da zona desmilitarizada que separa as duas Coreias. Também nessas viagens o acompanharam vários WC portáteis. No caso da visita a Singapura, terá levado pelo menos o WC da limusina que o transporta para onde quer que vá.

A par do carro, correm, em formação rigorosa, uma dúzia de seguranças vestidos de fato. A obsessão bizarra pelos WC portáteis prende-se com cuidados de segurança levados ao extremo. Desertores norte-coreanos afirmam que dessa forma Jong-un impede qualquer espião mais corajoso de lhe roubar o material biológico para análise, o que poderia dar pistas, por exemplo, sobre os seus hábitos alimentares e estado de saúde.

Na visita de março passado à China, Jong-un viajou num comboio blindado, tão pesado que atinge uma velocidade máxima de 60 km/h. Na verdade, terão ido com ele três comboios, segundo referiu o ‘The New York Times’: um de segurança, que viajou na frente; o de Kim e, no final, um outro com seguranças e alimentos. É que Kim também só confia na comida que leva e tem sempre consigo uma máquina especial para fazer noodles. Na visita a Singapura, impossibilitado de usar o comboio, usou um avião emprestado pela China.[CC]