Vida e Lazer

O “Homem que criou” HIV-SIDA finalmente “descobre” a vacina

2015-10-23 14:00:52 (UTC+01:00)

Segundo o jornal Africa24News, Dr. Robert Gallo o homem acusado de ter “criado” o HIV-SIDA nos anos 1970, apareceu agora, 45 anos depois, ã dizer que descobriu a vacina contra a doença.

MAPUTO - Em 1984, Robert Gallo foi um dos co-autores do estudo que identificou o HIV como causador da SIDA. Depois, ele foi o primeiro a desenvolver um exame de sangue que detecta o vírus (Inventou o primeiro teste que detecta o vírus).

Agora, 31 anos depois da identificação do HIV como causador da SIDA, ele e sua equipe do Instituto de Virologia Humana da Universidade de Maryland estão a começar a testar em humanos uma vacina contra o HIV potencialmente revolucionária.

Embora outras vacinas se concentrem em cepas específicas do HIV, o tratamento desenvolvido por Gallo tem uma abordagem diferente.

A ideia é bloquear o vírus antes que ele invada as células T (um componente central do sistema imunológico) e entre em mutação, quando isso acontece (mutação), o HIV se torna invisível para o sistema imune e fica muito mais difícil de tratar.

Se o tratamento for bem sucedido, a vacina pode oferecer protecção contra uma grande classe de vírus conhecidos colectivamente como “HIV-1”.

Gallo disse à revista Science que a vacina está a ser desenvolvida há 15 anos.[EL]