Vida e Lazer

Ter um 'pneuzinho' pode ser pior do que ser obeso

2015-11-11 09:46:26 (UTC+00:00)

Um estudo feito nos Estados Unidos da América sugere que as pessoas que têm um ‘pneuzinho’ na barriga têm piores índices de sobrevivência do que as pessoas com excesso de peso ou obesas.

MAPUTO-Um estudo foi publicado no Annals of Internal Medicine e sugere que ter um ‘pneuzinho’ na barriga é pior do que ter excesso de peso.

Depois de analisar 15.184 homens e mulheres norte-americanos com uma idade média de 45 anos os investigadores descobriram que as pessoas com peso corporal dito normal e com alguma gordura extra na barriga tinham piores índices de sobrevivência do que as pessoas classificadas como obesas ou com excesso de peso.

Os investigadores constataram que ao longo de um período de 14 anos, os homens de peso normal que tinham ‘pneuzinho’ tinham duas vezes mais probabilidade de morrer do que aqueles com excesso de peso ou obesidade, de acordo com o seu Índice de Massa Corporal (IMC).

O principal investigador neste estudo da Mayo Clinic, Dr. Francisco Lopez-Jiminez, explica que a gordura do chamado ‘pneuzinho’ tem sido relacionada com a acumulação de gordura ‘visceral’ à volta dos órgãos internos, que os investigadores sublinham que está associada com a resistência à insulina e ao risco de desenvolver diabetes, níveis altos de colesterol e gordura no sangue e inflamação.

O investigador diz que as descobertas deste estudo vêm apontar um público-alvo na população que precisa de fazer alterações no estilo de vida e adotar estratégias preventivas de moda a manter uma vida saudável e longa.[FI]