Desporto
Ainda sobre novela de prémios de jogo: SED marca encontro com FMF e Mambas
2023-02-04 10:51:58 (UTC+00:00)
A Secretaria de Estado do Desporto ( SED) agendou para próxima segunda-feira (06), um encontro com a Federação Moçambicana de Futebol ( FMF) e os "Mambas", com vista a dar os devidos esclarecimentos ao que aconteceu na Argélia, entre as partes, sobre a discussão de prémios de jogo.
O evento terá lugar no auditório da SED, em Maputo, onde o presidente da FMF, Feizal Sidat, assim como os jogadores terão de prestar contas ao Governo sobre o ocorrido.
Sidónio Chavisse, Inspector Geral do Desporto que acompanhou a selecção de todos nós na Argélia, já havia lamentado a situação, aquando da chegada dos Mambas, na última quinta-feira, aos jornalistas, referindo que as partes tenham extremado as posições e discutido o assunto fora do país e durante a competição.
“É de lamentar o que aconteceu em Argel, faltou comunicação de ambas as partes, as posições ficaram extremadas antes do jogo dos quartos-de-final, dada a imprecisão de informação que tinham os dois lados, que acabou dando no que já sabemos. Acima de tudo valeu o bom sendo das duas partes, nós como Secretaria de Estado do Desporto o que fizemos foi aproximar as partes e devemos agradecer ao nosso Embaixador na Argélia, Carvalho Muária, que esteve sempre próximo para que as partes se entendessem e cá estamos de regresso ao país e as discussões poderão ser continuadas em casa, no solo pátrio e com mais tranquilidade e vamos aguardar pelo desfecho”- Referiu Chavisse.
Para averiguar o que realmente teria acontecido em Argel, o Governo de Moçambique criou uma Comissão de Inquérito aos "Mambas", liderada pela Secretaria de Estado do Desporto, que em comunicado refere que:
" SED cria a comissão de inquérito para apurar responsabilidades dos actos que em muito mancharam o nome de Moçambique no contexto nacional e internacional”.
A comissão foi criada na sequência dos últimos acontecimentos ocorridos em Argel, com os jogadores do combinado nacional a reclamarem o valor de prémio atribuído pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF).
No regresso ao país, após longas horas de negociações, a FMF e os atletas alcançaram um acordo para o pagamento aos atletas de 60 por cento dos 400 mil dólares ganhos pela qualificação aos quartos-de-final do CHAN-2022.
MAMBAS COM RECEÇÃO "PÁLIDA" APÓS PARTICIPAÇÃO HISTÓRICA NO CHAN DA ARGÉLIA
A Selecção Nacional de Futebol, "os Mambas", regressou ao país na última quinta-feira (02), após a participação inédita no Campeonato Africano das Nações destinado a jogadores que militam nos campeonatos internos ( CHAN-2022), que termina hoje, com a realização da final entre o país anfitrião e a selecção do Senegal.
Entretanto, a chegada ao Aeroporto Internacional de Mavalane, o combinado nacional não teve uma recepção digna de quem fez história numa prova continental, ao alcançar os inéditos quartos-de-final em toda sua participação num Campeonato Africano, a nível da selecção sénior.