Desporto

Black Bulls punido com derrota e multa por utilização irregular de estrangeiros

2022-12-03 19:47:04 (UTC+00:00)

O Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol ( LMF) sanciona a Black Bulls com derrota e multa de 50 mil meticais, por utilização irregular de jogadores estrangeiros no jogo da 20.ª jornada do Moçambola, frente ao Ferroviário de Nampula, que terminou empatado (2-2).

Logo após o jogo, a turma de Nampula enviou um ofício à LMF fazendo uma denúncia relativa à utilização de seis jogadores estrangeiros, em simultâneo, pela Associação Black Bulls, no jogo que decorreu em Tchumene.

Nesta partida, recorde-se, os “touros” alinharam com três estrangeiros no “onze” inicial, nomeadamente Stephen, Hammed e Khadre. No decorrer do jogo, fizeram entrar Rume, Djibril e Great, sem que nenhum dos primeiros jogadores fosse substituído, chocando com o referido no artigo 38.º, sobre a limitação e utilização de jogadores estrangeiros, do número “um” do Regulamento de Competições da LMF, que defende que “por clube pode no máximo inscrever até sete jogadores estrangeiros, podendo em cada jogo serem utilizados simultaneamente cinco jogadores em campo”.

Confira abaixo a transcrição na íntegra da deliberação do Conselho de Disciplina da LMF:

"O Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol, reunido em sessão ordinária de 2 de
Dezembro de 2022, apreciou a carta do Clube Ferroviário de Nampula com referência
n°419/CFVN/2022, na qual o Clube Ferroviário de Nampula denunciava o uso irregular de jogadores estrangeiros, por parte da Associação Black Bulls, no jogo referente à jornada 20 do Moçambola, entre a Associação Black Bulls e o Clube Ferroviário de Nampula. Igualmente apreciou a carta resposta com referência n° 326/ABB/2022 da Associação Black Bulls, e deliberou o seguinte:

Punir nos termos do artigo 70 do regulamento disciplinar da Liga Moçambicana de Futebol, conjugado com o n° 1 do artigo 38 do Regulamento de Competições a Associação Black Bull com a pena de derrota e multa de 50 000,00Mt (cinquenta mil meticais)".

Assim, a Black Bulls que recebe o Costa do Sol, em jogo de decisão do título, soma 46 pontos, menos um que o líder União Desportiva do Songo.