Desporto

Campeão nacional conhecido amanhã

2022-12-03 08:54:09 (UTC+00:00)

A edição 2022 do Campeonato Nacional de Futebol-Moçambola, termina neste domingo (04) e o destaque vai para os jogos entre o líder União Desportiva do Songo – Ferroviário de Maputo e o segundo classificado, Black Bulls – Costa do Sol.

Na verdade, será nestes dois jogos que sairá o campeão nacional, nestes duelos, os “hidroelétricos” levam vantagem sobre os “touros”, bastando apenas o triunfo no Estádio da Machava, visto que a equipa do Songo tem vantagem de um ponto sobre o seu perseguidor directo, este mesmo ponto que a Liga Moçambicana de Futebol ainda não homologou aos “Bulls”, após a denúncia do Ferroviário de Nampula da utilização de seis jogadores estrangeiros em simultâneo no jogo com os axinenes, em Tchumene.

Para a Black Bulls basta um empate da UDS frente ao Ferroviário de Maputo e se for derrota, “melhor” para os “touros”, que podem revalidar o título, que também devem vencer o Costa do Sol no seu reduto.

As atenções da última jornada do Moçambola 2022 não só estarão apenas viradas aos jogos acima mencionados, mas também no fundo da tabela classificativa. A Associação Desportiva de Vilanculo (9º classificado com 23 pontos) vai receber o já despromovido Matchedje de Mocuba, devendo vencer para não depender de resultados do seu oponente na corrida pela manutenção. O Incomáti de Xinavane (10º com 21 pontos) procura fugir do último lugar da descida e nesta jornada vai receber o Ferroviário da Beira, sobre qual deve vencer, e esperar a derrota da ADV para que se mantenha na prova.

A Liga Desportiva de Maputo também sem chances para permanecer na competição, fecha a prova defrontando o Ferroviário de Nampula no seu reduto.