Desporto

CHAN: Mambas vão receber mais da metade do prémio da CAF pelos "quartos"

2023-02-02 10:55:56 (UTC+00:00)

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) comprometeu-se a partilhar com os Mambas 60 por cento cerca de 27 milhões de meticais referentes ao prémio atribuído pela CAF fruto do apuramento aos quartos-de-final do CAN destinado a jogadores que militam nos campeonatos internos (CHAN-2022).

Depois da tempestade, na semana passada, nas vésperas do jogo diante do Madagáscar, também de prémios de jogo de qualificação aos quartos-de-final do CHAN a ser atribuído pela FMF, onde os jogadores exigiam o aumento dos 40 para perto de 100 mil meticais, a FMF pagou 75 mil meticais, acrescidos de mais 25 mil concedidos pelo Governo moçambicano.

Entretanto, o braço de ferro entre os jogadores e a FMF já se havia instalado novamente, com os atletas a reivindicarem o melhoramento do valor do prémio.

Segundo o "Desafio", os jogadores, tinham recusado  deixar o hotel onde estavam hospedados em Argel, capital da Argélia, para iniciar a viagem de regresso a Maputo, devido a este  diferendo com a Federação Moçambicana de Futebol em relação à premiação.

Entretanto, finalmente, houve um consenso entre as partes, a FMF cedeu às exigências dos atletas que pedem 60 por cento dos 400 mil dólares ganhos pela qualificação e como garante o "Desafio" a FMF "comprometeu-se, por escrito, a pagar a verba, cerca de 240 mil dólares e só assim é que os jogadores aceitaram fazer a viagem de regresso ao país.

Foi necessária a intervenção do pessoal do corpo diplomático moçambicano acreditado na Argélia e autoridades argelinas para que o voo atrasasse uns instantes em compasso de espera pelos “Mambas”, após estarem trancados nos quartos em revindicação aos prémios até cerca de uma hora do voo de regresso marcado para as 16 e 30, horas de Moçambique.