Desporto

Equipas nacionais eliminadas das Afrotaças

2023-10-01 12:40:07 (UTC+01:00)

Os representantes nacionais nas competições africanas, a União Desportiva do Songo e o Ferroviário de Maputo, foram eliminadas do acesso à fase de grupos da liga dos campeões africanos e da Taça CAF, respectivamente.

Curiosamente, as duas equipas foram afastadas destas provas pelas equipas angolanas e no mesmo recinto desportivo, Estádio Nacional de Tundavala, na cidade de Lubango, capital da província da Huíla.

No primeiro jogo, em que estiveram frente a frente o campeão nacional e o Petro de Luanda, a equipe de Songo não teve fôlego suficiente para aguentar a pressão da equipa de casa, que acabou vencendo por (3-1), vencendo com agregado de (5-2), visto que na primeira mão, no Estádio Nacional do Zimpeto, havia vencido por (1-2). Para este duelo, marcaram o Petro Tiago Azulão, Edy Afonso e Guedes, aos quatro, 80 e 90+4 minutos, respectivamente. E com este resultado a equipa angolana chega à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos pela terceira vez consecutiva e elimina uma equipa do Moçambola, pela segunda vez consecutiva.

Já no duelo que se realizou mais tarde, no mesmo recinto, entre o Sagrada Esperança e o Ferroviário de Maputo, da segunda mão de apuramento a Taça CAF, a equipa moçambicana vinha com uma vantagem de (1-0), entretanto não conseguiu segurar a vantagem, tendo perdido com o mesmo resultado durante os 90 minutos, resultado que permitiu o empate na eliminatória, (1-1), obrigando a decisão de grandes penalidades, onde os donos da casa acabariam por vencer por (5-3), o último pênalti que garantiu o triunfo do Sagrada Esperança foi anotado pelo internacional moçambicano, Lau King.