Desporto

FMF e LMF assinam acordo e concordam Moçambola com 12 clubes

2022-01-27 10:51:31 (UTC+00:00)

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e a Liga Moçambicana de Futebol ( LMF), rubricaram hoje (27), um acordo para a organização da edição 2022 do Moçambola, com a participação de 12 equipas.

Os dois dirigentes, Feizal Sidat ( FMF) e Ananias Coana ( LMF), rubricaram o acordo de cedência dos direitos para a organização do principal Campeonato Nacional de Futebol, por um período de um ano, e o mesmo acordo reitera que revisão dos Estatutos da LMF estejam actualizados de acordo com a evolução da organização do futebol ao nível mundial.

Já consumado que a prova será disputada por 12 equipas, não às 14 preterida pelos clubes, Ananias Coana, presidente da Liga Moçambicana de Futebol, explicou as razões da redução das equipas.

“Uma das matérias que mereceu a nossa atenção especial foi a definição do número de clubes participantes no Moçambola, tendo ficado assente que em respeito ao estatutos das duas entidades, essa responsabilidade é da Liga Moçambicana de Futebol, respeitando, contudo, os parâmetros indicados pela Federação Moçambicana de Futebol, orgão reitor do Futebol em Moçambique. Neste contexto, foi indicado que o número mínimo deve ser de dez clubes e o máximo de 16 clubes. Igualmente ficou acordado que o campeonato deste ano terá doze clubes e a Liga Moçambicana de Futebol assumiu o compromisso de continuar a envidar esforços junto de parceiros para assegurar um financiamento que permita futuramente o aumento do número de clubes participantes no Moçambola” justificou.

No mesmo diapasão, o Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, diz que o acordo é de poucas mudanças e a LMF, querendo, pode aumentar o número dos clubes anualmente e o mesmo advertiu que os clubes melhorem as infraestruturas desportivas para a prática de um futebol de qualidade na presente temporada.