Desporto

Futebolistas rendem homenagem ao eterno Rei Pelé

2022-12-30 10:45:50 (UTC+00:00)

Após o anúncio da morte de Pelé, na última quinta-feira (29), vítima de doença, inúmeras figuras tem manifestado um carinho especial ao ex-futebolista.

O Santos, clube onde Pelé jogou durante 18 anos da sua carreira, publicou uma mensagem simples – “Eterno”.

Um dos primeiros jogadores brasileiros a reagir ao falecimento de Pelé foi o médio Casemiro, que actualmente joga no Manchester United: “Seu legado será eterno”.

A Federação Moçambicana de Futebol, ( FMF), também não ficou de fora " É com profundo pesar que a Federação Moçambicana de Futebol ( FMF) lamenta a morte da lenda de futebol mundial (...) recebemos com dor o desaparecimento físico de um dos maiores ícones da história do futebol mundial, o Rei Pelé (...) Pelé foi e sempre será uma fonte de inspiração para os jovens talentos que vão emergindo um pouco por todo o mundo. Os desportistas moçambicanos sentem e choram por esta perda."

Por sua vez, o internacional moçambicano, Luís Miquissone, escreve: "Que a sua alma descanse em paz rei Pelé".

Lionel Messi também reagiu, publicando uma mensagem curta – “Descansa em paz, Pelé” – juntamente com fotografias dos dois juntos.

Já Kylian Mbappé demonstrou assim a sua tristeza neste momento: “O rei do futebol deixou-nos, mas o seu legado nunca será esquecido”.

Neymar Jr., que, tal como Pelé, se formou no Santos e durante o Mundial 2022 ultrapassou Pelé como o maior goleador de sempre da selecção brasileira, lembrou, assim, o antigo jogador: “Antes de Pelé, o futebol era apenas um desporto. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento."

Mesut Ozil, publicando uma foto de Pelé com Maradona (falecido em 2020), afirmou que com as duas lendas na mesma equipa no Céu, esta será invencível para sempre.

Erling Haaland, jogador do Manchester City e que, como Pelé, já está habituado a bater recordes relacionados com o número de golos marcados, fez questão de salientar que Pelé foi um pioneiro do futebol: “Tudo o que se vê um jogador fazer, Pelé fê-lo primeiro”.

Outra lenda do futebol brasileiro, Ronaldo, “O Fenómeno”, homenageou Pelé com diversos adjectivos: “Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável (…) O maior de todos os tempos”.

Já Rivaldo, que venceu o Mundial 2002 juntamente com Ronaldo, demonstrou a sua felicidade por, tal como Pelé, ter envergado a camisola n.º 10 da “canarinha” em Mundiais: “O nosso futebol é conhecido e respeitado mundialmente por tudo que ele fez em campo (...) Tenho orgulho em ter jogado duas Copas do Mundo com o número 10, que foi consagrado por ele”.

Vinícius Jr., actual estrela do Real Madrid e do Brasil, fez questão de recordar a relação entre os dois: “Sempre palavras carinhosas e motivadoras sobre mim. Li e guardei todas as mensagens que você me mandou, quando me apoiou em um momento delicado ou quando celebrou minhas conquistas”.

José Mourinho também quis partilhar um momento pessoal que teve com Pelé: “Em 2005 recebi o Prémio da BBC directamente das mãos do Rei e até hoje é um dos meus momentos de que mais me orgulho”.