Desporto

Mambas faltam ao encontro na SED

2023-02-07 09:33:48 (UTC+00:00)

A equipa técnica e jogadores da selecção nacional de futebol, os "Mambas", foram os principais ausentes do encontro marcado pela Secretaria de Estado do Desporto (SED), com a FMF e os atletas, para analisarem a prestação inédita dos "Mambas" no CHAN-2022.

" A equipa técnica não está presente, os atletas também que foram suspensos, os atletas da selecção também não estão presentes, é preocupante, era suposto que estivessem aqui para receberem os parabéns em viva voz", realçou o Secretário de Estado do Desporto.

Sobre a actual situação que se vive no futebol nacional, sobretudo na selecção, o desentendimento entre os jogadores e a direcção da FMF, Gilberto Mendes, disse que o Governo pode tomar medidas:


"Se vermos que o nosso futebol ainda não está organizado, também podemos tomar uma decisão que nos leve a sermos banidos para organizarmos e aí a gente organiza a casa e passámos a trabalhar sem problemas. Não podemos continuar a viver assim, com esta falta de diálogo, esta falta de entendimento, a falta dos atletas e da equipa técnica, isso demonstra que há um problema"


Mais adianta, Mendes lamentou, também, como a imprensa nacional trata os assuntos desportivos:

"A imagem que estamos a vender fora do nosso desporto é má, distorcida, cheia de problemas, ninguém quer meter dinheiro num sitio onde há problemas", disse.

Ainda sobre o braço de ferro entre os jogadores e a Federação Moçambicana de Futebol, SED pediu o bom senso entre as partes para a resolução do problema:


“O Governo está preocupado com esta situação. Pedimos que a Federação chegue a um consenso com os jogadores de forma a encontrar soluções mais viáveis para a resolução do problema que se instalou. Esta situação coloca em causa o bom nome do nosso futebol e do país. Não queremos ver esse problema a replicar-se na Selecção Sub-20. A SED criou uma comissão de inquérito para averiguar, com muita cautela, o que realmente aconteceu na Argélia e vamos investigar à todos, desde a Selecção até à Federação”, referiu Gilberto Mendes.


O Presidente da FMF, Feizal Sidat, foi igualmente, um dos ausentes, estando actualmente a participar numa Workshop da FIFA em Paris, e neste encontro a Federação Moçambicana de Futebol foi representada pelo vice-presidente para área financeira, Jorge Bambo, onde afirmou que uma certa agitação teria influenciado no comportamento dos atletas:

" Há muito barulho que é tomado a partir das redes sociais e eu penso que este barulho que existe deve ser visto de forma diferenciada, porque a maior parte das pessoas fala da desorganização por parte da Federação Moçambicana de Futebol e este não é o problema (...) a reclamação dos atletas tem haver com 400 000 dólares, somente".

Recorde-se que paralelamente à medida da Federação Moçambicana de Futebol, a Secretaria do Estado de Desporto nomeou uma comissão de inquérito, que se vai encarregar de apurar o que é que aconteceu na Argélia.