Desporto

Moçambique estreia-se hoje no afrobasket 2021 feminino

2021-09-18 09:55:29 (UTC+01:00)

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina vai estreia-se hoje, em Yaoundé, camarões, diante da Nigéria pelas 21h00, em jogo da primeira jornada do grupo B, onde fazem parte, também a congénere de Angola.

O seleccionador nacional Nasir Salé referiu que a equipa tem “uma palavra a dizer” nesta competição.


“ É um adversário extremamente forte, é do nosso conhecimento mas eu acredito que não há dois jogos iguais, neste contexto eu acho que vamos encarar a Nigéria com o seu potencial. O que nós queremos é fazer a nossa parte dar o nosso contributo e pensarmos que temos uma palavra a dizer nesta competitividade” disse.

Por seu turno, a internacional moçambicana Tamara Seda, referiu que, apesar dos problemas enfrentados ao longo da preparação para a participação na prova continental, vai dar tudo de si para honrar o nome de Moçambique.

“Tivemos alguns problemas ao longo do percurso, mas isso não impede que tenhamos uma boa participação (…) eu sempre espero o melhor e nós, o melhor de Moçambique que é sempre estar no Top-5” garantiu.
A última vez em Moçambique e Nigéria defrontaram-se foi na disputa do Torneio de Qualificação aos Jogos Olímpicos do Tóquio 2021, prova que teve lugar na Sérvia, na qual a selecção nigeriana venceu por (85-51) e carimbou, por via desse resultado, o passaporte para as olimpíadas.
Na primeira fase, cada equipa enfrentará os dois adversários do seu respectivo grupo de uma mão. Os primeiros classificados de cada grupo avançam directamente para os quartas-de-final. As equipas classificadas em segundo e terceiro lugar disputarão a qualificação para os quartas-de-final.

Eis a lista dos grupos.

Grupo A: 1 camarões, 2. Cabo Verde e 3. Quénia
Grupo B: 1 Nigeria, 2. Angola e 3. Moçambique
Grupo C: 1. Senegal, 2. Egipto e 3. Gabão
Grupo D: 1. Mali, 2. Costa do Marfim e 3. Wild Card