Moçambola: UDS consagrada campeã nacional
2017-10-23 08:47:45 (UTC+01:00)
O campeonato nacional de futebol, vulgo Moçambola, terminou este sábado com a União Desportiva do Songo (UDS), que ao longo das 30 jornadas somou 64 pontos a ser consagrada campeã nacional.
MAPUTO- No último jogo da maratona chamada Moçambola 2017, perante centenas de pessoas que lotaram o Estádio 27 de Novembro na Vila de Songo, os hidroeléctricos, empataram sem abertura de contagem frente ao Ferroviário de Nacala, que terminou a prova na terceira posição com 50 pontos, a seis pontos do Costa do Sol.
O momento mais alto do jogo da consagração da União Desportiva de Songo foi a entrega da Taça e medalhas de vencedor da prova, pelo ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula.
Em Maputo, o Costa do Sol, vice-campeão com 56 pontos, e já a pensar na final da Taça de Moçambique, empatou no seu terreno a uma bola (1x1) diante do 1º de Maio de Quelimane. Enquanto isso o Maxaquene que durante muito tempo andou com a corda na garganta e a "sentir o cheiro" dos quarteirões não foi para além de uma igualdade sem golos com o campeão dos empates, o Ferroviário de Nampula.
O Ferroviário da Beira, que conquistou a prova no ano passado, e que na presente temporada quedou em quarto, com 45 pontos, foi a trincheira, casa emprestada ao Macuácua vencer por uma bola (0x1) sem concorrência.
A ENH que já garantiu a continuidade de João Chissano para a próxima época, venceu a Liga Desportiva de Maputo por duas bolas a uma (2x1). Enquanto Desportivo de Nacala e Chingale de Tete empatavam a uma bola (1x1), e a UP de Lichinga surpreendia o ferroviário de Maputo vencendo por duas bolas a uma (2x1), no estádio municipal de Lichinga.
A festa da União Desportiva do Songo pela conquista do título, contrastava com as lágrimas de tristeza, da Associação Desportiva de Macuácua, com 18 pontos, UP Niassa, com 36, e Chingale, com 30, que na próxima época vão jogar na segunda divisão.
A união Desportiva do Songo vai representar o país na Liga dos campeões africanos, prova onde vai participar pela primeira vez. O presidente dos hidroeléctricos já garantiu que a sua equipa vai disputar os seus jogos da champions no caldeirão do Chiveve, pelo facto do 27 de Novembro não estar habilitado para acolher jogos internacionais. [FM]
Foto: Jornal Notícias