Desporto

Morreu Pelé aos 82 anos

2022-12-29 19:12:17 (UTC+00:00)

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nos meandros futebolísticos, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, por falência multipla de órgãos devido a um câncer. O Rei do Futebol estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo há um mês, desde o dia 29 de novembro, quando apresentou infecção respiratória.

A informação foi tornada pública pelo seu agente, Joe Fraga.

O ex-futebolista brasileiro lutava contra um câncer no cólon, já em fase de metástase, e foi submetido a uma multipla sequência de exames na semana passada, nos quais os médicos identificaram, além do quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma insuficiência cardíaca descompensada e disfunção renal. Na última quarta-feira (21), o "Rei" apresentou progressão do câncer, e o hospital divulgou boletim informando que ele necessitava de cuidados maiores. Pelé passou 26 dias internado.

Pelé começou a jogar no Santos, aos 15 anos e entrou para a seleção brasileira  aos 16. É o único jogador a ganhar três Copas do Mundo, a de 1958, 1962 e 1970, sendo o maior goleador da história da seleção brasileira, com 77 gols em 92 jogos, marca recentemente igualada por Neymar.

Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e pela FIFA, além de Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional.

De acordo com a IFFHS, Pelé foi o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, marcando 765 gols em 812 partidas. Em toda a carreira, marcou mais de 1.200 gols,  está no Guinness, o livro dos recordes.