Desporto

PR Nyusi Abdica participação na abertura dos jogos olímpicos

2021-06-10 05:13:34 (UTC+01:00)

O presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi não vai participar na abertura dos jogos olímpicos do Tóquio, a convite do governo japonês.

Falando a RM Desporto, o Chefe de estado apontou a situação dos ataques terroristas na província nortenha do Cabo Delgado, em solidariedade às vítimas, preferiu abdicar a participação na abertura da maior festa desportiva mundial, que vai decorrer na capital Japonesa.

“ A princípio, o Chefe do Estado acedeu ao convite, mas temos que ver que o país não está a atravessar um bom momento. O Chefe do estado está a olhar para o país de forma holística; acha que não se pode dar ao luxo de participar nos jogos olímpicos, enquanto ele tem deslocados aqui no país a precisarem da sua atenção”, disse em declarações a Rádio Moçambique.

Moçambique conta com cinco atletas com vagas garantidas nos jogos olímpicos, nomeadamente: as velejadoras, Maria Machava, Denisse Paruque e Deyse Nhanquile, as Pugilistas Rady Gramame e Alcinda Panguana, e Joaquim Lobo na modalidade de vela.