Desporto

SED suspende campeonatos interprovinciais

2021-06-16 09:47:44 (UTC+01:00)

Devido ao incumprimento das medidas de prevenção da COVID-19, a Secretaria de Estado do Desporto (SED), suspendeu a realização dos campeonatos interprovinciais de futebol de sub-20, em femininos, organizados pela Federação Moçambicana de Futebol.

Foi através de uma nota enviada a FMF, pela instituição.

" A FMF entendia que através dos torneios interprovinciais estaria directamente a preparar a Selecção Nacional Sub-20, que vai disputar as eliminatórias para o campeonato do mundo. Mas para que tal acontecesse havia a necessidade do cumprimento escrupuloso do protocolo sanitário. As atletas tem de fazer o distanciamento interpessoal, usar a máscara, medir a temperatura corporal e, no caso em apreço fazer a testagem de despiste da Covid-19" referiu António Conceição, Director Nacional dos Desportos de Alto Rendimento, na nota partilhada á Federação Moçambicana de Futebol.

Segundo Conceição, as atletas não eram submetidas ao processo de testagem, o que levou a suspensão da prova:

"Constatou-se que não estava haver testagem de despiste da Covid-19. Era preciso parar com os jogos para corrigir a irregularidade" justificou

Os torneios interprovinciais haviam iniciado no sábado, 12 de Junho, nas regiões sul, centro e norte do país. Nos jogos realizados na zona norte no sábado, Niassa venceu Cabo Delgado, por (3-1). Na zona centro, Zambézia e Sofala venceram Sofala e e Tete, por 3-2 e 4-0, respectivamente. E na zona sul, Maputo goleou Gaza por ( 9-0), e Inhambane venceu Maputo Cidade por (3-2).