Internacional

Aberto Centro Nacional de Operações de Resultados na África do Sul

2024-05-23 12:55:04 (UTC+01:00)

Abriu oficialmente, esta quarta-feira, o centro nacional de operações de resultados, no âmbito das eleições agendadas para a quarta-feira da próxima semana, na África do Sul.

De acordo com o director de operações eleitorais, Sy Mamabolo, citado pela imprensa local, o centro vai servir como o ponto de convergência para que os partidos políticos, candidatos independentes, observadores e jornalistas possam acompanhar os resultados eleitorais, em tempo real.

O Sy Mamabolo, sublinhou ainda que o centro ontem aberto é um teatro de transparência eleitoral:

“Este centro é a base sobre a qual repousa a transparência. Todos os intervenientes terão acesso a relatórios gerados no sistema, estes relatórios vão fornecer a situação nacional em relação ao desenrolar do processo da contagem.

Uma questão de importância substancial é que os resultados de cada assembleia de voto, uma vez auditados, podem ser instantaneamente serem disponibilizados para os partidos políticos e para a imprensa por meio de um aplicativo para a troca de informação”, disse.

Sy Mamabolo disse ainda que a Comissão Eleitoral está a trabalhar para garantir que as eleições da próxima semana sejam livres, justas e transparentes.

Observadores eleitores e jornalistas, estes dos quatro cantos do mundo, estão a chegar a África do sul, para acompanhar aquelas que poderão ser as mais renhidas eleições dos últimos 30 anos.