Internacional

África do Sul confirma entrada para a terceira vaga da COVID-19

2021-05-13 08:41:54 (UTC+01:00)

"Estamos na terceira vaga. Apertem os cintos" alerta do Ministro da Saúde da África do Sul, Zweli Mkhize.

Ainda não atingimos a terceira vaga. Para todos os efeitos, estamos na terceira vaga, mesmo que não se encaixe em uma definição técnica. Os números não cairão mais se não iniciarmos medidas intensivas de contenção."

Em um comunicado distribuído na noite de quarta-feira, o departamento de saúde disse: "Queremos garantir aos sul-africanos que ainda não atingimos a terceira onda; no entanto, estamos em risco e, portanto, precisamos estar em vigilância intensificada como país."

Na quarta-feira, os novos casos aumentaram para 2.759, elevando o total para 1.602 031, enquanto 1. 548 novos casos foram registrados na terça-feira.

O departamento disse que embora os números crescentes sejam preocupantes, "nosso painel de ressurgimento, que foi desenvolvido pelo Consórcio de Modelagem Covid-19 da África do Sul, que é atualizado três vezes por semana, ainda mostra que, como país, não atingimos um limite de ressurgimento, embora alguns distritos do país estejam se aproximando rapidamente do limiar ".

Acrescentou que está a trabalhar com os departamentos provinciais para actualizar os seus planos de ressurgimento para se concentrar, entre outras coisas, na gestão de casos, localização de contactos, capacidade de leitos e disponibilidade de oxigénio.

O departamento disse ter notado um aumento de 46% em novos casos, de 8.593 na semana de 26 de abril a 2 de maio para 12.531 de 3 a 9 de maio.

As comparações de 14 dias mostraram um aumento geral de 24% em novos casos.