Internacional

África, Economia

Barclays África considera especulação a possível saída dos “britânicos”

2016-02-29 16:12:50 (UTC+00:00)

O Barclays Africa Group Limited (BAGAL), participada pela Barclays PLC, desmentiu a informação segundo a qual, este banco iria deixar o mercado do continente para se dedicar ao Europeu e Americano.

MAPUTO - De acordo com uma nota da Barclays Africa Group Limited que a FOLHA DE MAPUTO teve acesso, emitida a partir da África do Sul, sua Sede, considera especulação da imprensa recente sobre uma potencial venda de participação da Barclays PLC no Barclays Africa Group Limited (BAGAL).

“Queremos reiterar que continuamos empenhados em África, onde continuamos a ser optimista sobre nossas perspectivas de crescimento, e para operar no curso normal dos negócios”, sublinham na Nota.

Barclays PLC baseada em Londres, que detém 62,3% do Barclays África, confirmou ontem que continua a avaliar suas opções estratégicas em relação à sua participação no Barclays Africa Group Limited e espera para actualizar o mercado no momento do seu anúncio de resultados 2015 para todo o ano em 1 de Março.

Barclays África é uma entidade independente, listada na Bolsa de Joanesburgo, regulada pelo Banco Central Sul-Africano.
A Presidente do Conselho de Administração do Barclays África Grupo, Maria Ramos, disse que: "Nós continuamos a oferecer uma gama completa e integrada de produtos e serviços para mais de 12 milhões de clientes em 12 países em toda a África e os nossos clientes podem ser tão confiante de fazer negócios connosco hoje como tem sido sempre. Com um conselho independente e uma lista separada na Bolsa de Joanesburgo que estão profundamente enraizados na África e permanecer firmemente no controle do nosso futuro ".

Barclays Africa Group Limited é a maior (em alguns casos única) accionista das operações BAGL na África do Sul, Quénia, Botsuana, Gana, Zâmbia, Maurícias, Moçambique, Seychelles, Uganda e Tanzânia (Barclays Bank Tanzania Limited e National Bank of Commerce Limitada ). Neste sentido, qualquer anúncio relativo a participação da Barclays PLC em BAGL não tem impacto sobre a participação e apropriação destas operações.[CC]