Internacional

Chakwera dirige Conferência Anual da Confederação dos Sindicatos Agrícolas da África Austral

2024-07-10 09:20:01 (UTC+01:00)

O Presidente da República de Malawi, Lazarus Chakwera, dirige, hoje, na cidade de Lilongwe, a Conferência Anual da Confederação dos Sindicatos Agrícolas da África Austral, SACAU.

A decorrer sob o lema “Colocar os Agricultores no Centro da Resiliência Climática Através da Cooperação Multilateral”, o evento tem como pano de fundo, a inovação tecnológica agrícola, busca de soluções face às mudanças climáticas e oportunidades de emprego para jovens empreendedores agrícolas.

A conferência, que conta com a participação das associações e organizações agrícolas que actuam nos países da África Austral, vai proporcionar uma plataforma para as partes interessadas no sector agrícola se envolverem na discussão, promover oportunidades e explorar potenciais colaborações.

A gerente de comunicação da Associação Nacional dos Pequenos Agricultores do Malawi, Karen Nyalusu, citada pela Rádio Moçambique, afirmou que este evento vai promover a cooperação e a compreensão mútuas entre as organizações de agricultores, os decisores políticos e a comunidade agrícola na África Austral, com vista a fortalecer a voz dos produtores e promover o bem-estar de todos os agricultores e a viabilidade e sustentabilidade do sector na região.

Em Malawi, o presidente Lazarus Chakwera tem encorajado aos jovens a apostarem no agronegócio, por acreditar no potencial do sector, para a oferta de emprego digno, e melhores meios de subsistência, facto que poderá reverter a migração de jovens para as cidades e países estrangeiros.