Internacional

Encontrado avião em que vice presidente de Malawi viajava sem sobreviventes

2024-06-11 13:03:00 (UTC+01:00)

As equipas de salvamento do Malawi encontraram os destroços do avião que transportava o vice-presidente Saulos Chilima, mas não há sobreviventes.

Segundo a Aljazeera, fontes militares disseram que os restos do avião tinham sido localizados um dia depois de este ter desaparecido devido ao mau tempo.

Junto com outras nove pessoas, o vice-presidente, Saulos Chilima, de 51 anos, seguia no avião, que descolou pouco depois das 09h00 locais desta segunda-feira, da capital em direção à cidade de Mzuzu, a 370 quilómetros a nordeste, para assistir ao funeral de um antigo membro do governo.

A ex-primeira-dama do Malawi, Shanil Dzimbiri, também estava a bordo. O Presidente Lazarus Chakwera disse, num discurso transmitido pela televisão, que nenhuma das dez pessoas a bordo tinha sobrevivido após o avião se ter despenhado numa floresta.

O primeiro vice-presidente eleito em 2014, Saulos Chilima, uma figura política carismática, era muito popular no Malawi, especialmente entre os jovens.

Em 2022, durante o seu segundo mandato, foi suspenso do cargo depois de ter sido preso e processado por corrupção no âmbito de um escândalo envolvendo um empresário anglo-malauita. Em Maio, um tribunal do Malawi anulou as acusações, após várias audiências.