Internacional

EUA acabam com planos de combate à poluição

2017-01-21 07:06:08 (UTC+00:00)

Os Estados Unidos (EUA) vão abandonar os planos políticos de combate à poluição e retomar as perfurações de petróleo e gás de xisto, segundo noticia A BOLA online.

A presidência Trump anunciou esta medida no `site´ da Casa Branca, justificando com a criação de emprego e obtenção de receitas para pagar a renovação das infra-estruturas públicas.

De acordo com o jornal A BOLA, o novo presidente norte-americano "compromete-se a eliminar as políticas desnecessárias e prejudiciais, como o Plano de Acção para o Clima e Águas".

Este plano, criado pelo seu antecessor Barack Obama, permitiu elaborar padrões federais para eliminar as fontes mais poluidoras, como as centrais térmicas mais antigas, modernizar a produção eléctrica, sob o controlo da agência de protecção do Ambiente, a quem tinham sido atribuídos extensos poderes.

Segundo a fonte que temos vindo a citar, a Casa Branca indicou também que a perfuração do petróleo e gás de xisto iam ser retomadas nos EUA, cujas reservas estão estimadas num valor de 50 mil milhões de dólares.

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump desvalorizou as alterações climáticas, resultantes do aquecimento global, classificando-as como "uma mistificação". [FM]