Internacional
Exército ruandês constrói escola em Mocímboa da Praia para crianças vítimas do terrorismo
2024-09-04 14:16:16 (UTC+01:00)
As Forças de Defesa e Segurança de Ruanda construíram uma escola primária na aldeia de Namalala, localizada no distrito de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado.
A nova escola tem capacidade para 500 alunos e foi edificada para atender crianças que foram vítimas dos ataques terroristas que atingiram a região.
A escola, composta por quatro salas de aula, organizadas em dois blocos, também inclui casas de banho e carteiras para os alunos, proporcionando uma estrutura essencial para a continuidade da educação.
Antes da construção, as aulas eram realizadas ao ar livre, o que prejudicava o aprendizado das crianças.
Durante a cerimónia de inauguração, o Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, agradeceu o gesto solidário das Forças de Defesa e Segurança do Ruanda, afirmando:
“E essa relação provém da intervenção de sua excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, junto do seu irmão presidente Paul Kagame, presidente de Ruanda, para reforçar o combate ao terrorismo no nosso país, e de forma particular aqui na nossa província de cabo delgado”, afirmou.
O general Alex Kagame, das Forças de Defesa e Segurança de Ruanda, também esteve presente na inauguração e enfatizou o compromisso contínuo de Ruanda com Moçambique. “Sentimos que era nossa obrigação construir uma escola para estas crianças, que sofreram tanto com o terrorismo. Esta não é a primeira escola que construímos aqui; já construímos uma escola primária em Ntotwé, implantamos outra no distrito de Ancuabe e oferecemos carteiras para crianças que antes estudavam sentadas no chão”, declarou o general.
Namalala é uma das várias aldeias afectadas pelo terrorismo em Mocímboa da Praia, com uma população de aproximadamente 1.700 pessoas. A construção da escola representa uma esperança renovada para as crianças e suas famílias, permitindo que elas continuem seus estudos em um ambiente mais seguro e adequado.