Internacional

Hoje:Mundo despede-se da Rainha Isabel II

2022-09-19 10:42:35 (UTC+01:00)

Realizam-se, hoje, as cerimónias fúnebres da Rainha Isabel II, falecida a 08 de Setembro corrente.

De acordo com o Notícias ao Minuto, quase 500 dignatários de todo o mundo já se encontram em Londres para assistir às exéquias, incluindo representantes da Coreia do Norte e Irão, estando ausente a representação russa.

A operação de segurança para receber estas figuras está a ser encarada como uma das maiores desde o fim da II Guerra Mundial e vai mobilizar um contingente policial a rondar os 10 mil agentes, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Milhares de pessoas esperaram até 24 horas, nos últimos dias, para entrar no local onde está o corpo da Rainha e prestar uma última homenagem diante da câmara ardente, formando uma fila que chegou aos oito quilómetros.

Em Moçambique, o Presidente da República, Filipe Nyusi, dedicou parte da sua agenda de sexta-feira, e deslocou-se à embaixada do Reino Unido, em Maputo, onde assinou o livro de condolências pela morte da Rainha Isabel II.

O Estadista moçambicano destacou o papel da Família Real na formação da juventude moçambicana, através dos programas da Commonwealth.