Internacional

Junta militar cria Governo interino no Sudão

2022-01-21 12:23:48 (UTC+00:00)

O presidente do Conselho Soberano do Sudão, o general Abdul Fatah al-Burhan, anunciou a formação de um governo provisório, enquanto as Nações Unidas e outros intervenientes envolvidos preparam discussões para ultrapassar a crise actual no país.

O al-Burhan recomendou aos actuais sub-secretários de vários Ministérios para gerir o Governo "no contexto de um governo interino conducente à organização de eleições" no Sudão, segundo um comunicado de imprensa da Presidência da República publicado quarta-feira.

Desde a demissão do primeiro-ministro Abdullah Hamdok, há dois meses, o Governo está incompleto.
Em Outubro de 2021, o general al-Burhan demitiu o Governo liderado por Hamdok, tendo nomeado novos sub-secretários e promovido novos funcionários para despacharem assuntos correntes.

O general al-Burhan, de acordo com o comunicado de imprensa, reuniu-se com os sub-secretários para lhes informar sobre os desafios futuros, nomeadamente dar prioridade às condições de vida e respeitar as regras da Função Pública de forma imparcial.

Nessa ocasião, ele também sublinhou que os indivíduos envolvidos nos recentes assassinatos de manifestantes serão desmascarados e julgados.