Internacional

Kagamé empossado para um quarto mandato

2024-08-12 11:25:38 (UTC+01:00)

O presidente do Ruanda, Paul Kagamé, foi empossado, ontem, para o quarto mandato, comprometendo-se a "preservar a paz e a soberania nacional" e a "consolidar a unidade nacional".

Várias dezenas de chefes de Estado e outros dignitários africanos viajaram para assistir à cerimónia de tomada de posse, realizada este domingo à tarde num estádio de 45 mil lugares na capital, Kigali, onde a multidão se foi concentrando desde o início da manhã.

Entre os presentes, destacam-se os Presidentes de Angola, João Lourenço, e de Moçambique, Filipe Nyusi, e o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada.

Kagamé, de 66 anos, foi empossado pelo Presidente do Supremo Tribunal, Faustin Ntezilyayo, depois de ter obtido mais de 99 por cento dos votos nas eleições do mês passado.

A sua reeleição nas presidenciais de 15 de Julho era esperada, dado o seu controlo com mão-de-ferro sobre o destino deste pequeno país da região dos Grandes Lagos desde o genocídio de 1994.

Depois de ter atingido o limite de dois mandatos de sete anos, Kagamé pôde voltar a candidatar-se em 2027, graças a uma controversa alteração constitucional introduzida dois anos antes, que consagrou um mandato de cinco anos - com a manutenção de um máximo de dois mandatos. Esta reforma poderá permitir-lhe manter-se no poder até 2034.

Paul Kagamé é o homem forte do Ruanda desde Julho de 1994, quando ele e a rebelde Frente Patriótica Ruandesa (RPF) derrubaram o Governo extremista Hutu que instigou o genocídio no qual, segundo a ONU, morreram mais de 800 mil membros da minoria Tutsi.